.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
» Suicidio de Pastores
Seg 10 Dez 2018, 8:00 pm por EVANGELISTA/RJ/MSN

» Frases
Seg 10 Dez 2018, 7:52 am por Lit San Ares

» Consequências da Reeleição
Sab 08 Dez 2018, 11:23 am por EVANGELISTA/RJ/MSN

» A ignorância do Filho em Mateus 24:36
Qua 05 Dez 2018, 9:26 pm por Forista Exegese

» filho do homem e o Ancião "de Dias" em Daniel Cap7
Qua 05 Dez 2018, 7:38 pm por Forista Exegese

» Que buscais?
Ter 04 Dez 2018, 5:41 am por Forista Exegese

» Ateufobia?
Seg 03 Dez 2018, 10:10 pm por EVANGELISTA/RJ/MSN

» A chegada do chip 666
Seg 03 Dez 2018, 2:42 pm por EVANGELISTA/RJ/MSN

» Noticiário Escatológico
Ter 27 Nov 2018, 11:36 pm por Jarbas

Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Inferno e a teoria de Aldous Huxley

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir em baixo

Re: Inferno e a teoria de Aldous Huxley

Mensagem por rbarros em Seg 21 Maio 2018, 9:59 am

O "pecado" não está no desejo, mas sim nos excessos.

"Tudo me é permitido, mas nem tudo me convém. Tudo me é permitido, mas eu não deixarei que nada me domine." (1 Coríntios 6:12)

Que o espírito dos selvagens permaneça um espírito selvagem! (Pierre Clastres - antropólogo, etnólogo e filósofo francês)
rbarros
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1752
flag : Brasil

Mensagem por Criaturo em Seg 21 Maio 2018, 4:02 pm

E como determinar limites aceitáveis sem termos uma referencia absoluta como padrão moral?

se tudo fosse permitido não haveria punições e nem tudo nos convém porque ha punições, umas determinada por padrões sociais, outra por religiões, e outras impostas pela natureza!
mas com certeza a pior punição é a dor da consciência do arrependida, esta é a punição  aceita pelo infrator que mais machuca o ser.

"Tudo me é permitido, mas eu não deixarei que nada me domine."

não pode haver permissão com punição, mas pode haver liberdade de ação sob penas de reação.
mas na realidade liberdade não passa de uma ilusão de peixes no aquário! 
Criaturo
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 212

Mensagem por rbarros em Ter 22 Maio 2018, 8:56 am

Criaturo escreveu:E como determinar limites aceitáveis sem termos uma referencia absoluta como padrão moral?

Busque sempre o caminho do meio, evitando assim os extremos. Nem oito, nem oitenta.

Criaturo escreveu:se tudo fosse permitido não haveria punições e nem tudo nos convém porque ha punições, umas determinada por padrões sociais, outra por religiões, e outras impostas pela natureza!

Tudo me é permitido desejar, querer, e fazer também. Ou seja, eu sou capaz de fazer coisas terríveis, mesmo sendo proibidas. Por isso que nem tudo o que eu desejo me convém.

Criaturo escreveu:mas com certeza a pior punição é a dor da consciência do arrependida, esta é a punição  aceita pelo infrator que mais machuca o ser.

Sim, sem dúvida. Não há nada pior que o arrependimento, este carrasco da consciência.

Criaturo escreveu:"Tudo me é permitido, mas eu não deixarei que nada me domine."

não pode haver permissão com punição, mas pode haver liberdade de ação sob penas de reação.

Sim, isso mesmo!

Criaturo escreveu:mas na realidade [a nossa] liberdade não passa de uma ilusão de peixes no aquário! 

É bastante relativa mesmo, concordo com você.

Que o espírito dos selvagens permaneça um espírito selvagem! (Pierre Clastres - antropólogo, etnólogo e filósofo francês)
rbarros
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Criaturo em Ter 22 Maio 2018, 10:49 am

a questão me parece contraditória, liberdade e restrições punitivas são incompatíveis.
poderíamos ainda queremos continuar acreditando  na ilusão de que temos total liberdade de pensamento, sem restrições nem punições.
mas isto continuaria sendo apenas ilusão, visto que:

só podemos pensar , refletir, conjecturar, tomar juizo e principalmente poder tornar realidade nosso pensamentos na forma de ações , tudo isso sob os limites que nos são impostos pela própria natureza que compõem o nosso mundo externo e interno.

disso tudo resulta  questão filosófica muito interessante que defendo que  LIBERDADE É UMA ILUSÃO   ATÉ PARA DEUS, PORQUE NINGUÉM POSSUI LIVRE ARBÍTRIO REAL, NEM DEUS!

claro que tal afirmação bate de frente com mentes conservadoras ja doutrinadas por religiões tradicionais  dogmáticas, de forma  que a maioria de pronto julgara tal afirmação sem fundamentos, mas possuo sim argumentos lógicos que justificam tal afirmação.
Muito provavelmente voce tambem ira descordar desta minha afirmação que faz cair por terra o pedestal ao qual colocamos Deus com estaus de onipotente MAGICO!

reforço aqui o meu convite a você e a todos aos colegas que concordam ou não com essas minhas afirmações descrentes, a trocarem ideias aqui:

http://ateusxcrentes.forumeiros.com/t54-perguntas-ao-nadasei
Criaturo
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 212

Mensagem por Zigurd em Sex 25 Maio 2018, 5:15 pm

rbarros escreveu:
Zigurd escreveu:Com relação ao inferno, é claro que nenhum cristão pode admitir tal possibilidade de que seja aqui na Terra. Não existe fundamento bíblico para isso.

Não há referências na Bíblia sobre aqui ser o Inferno, mas há muitas evidências que corroboram a ideia, tais como o grande sofrimento, a dor moral e a material, a fome, a miséria, as deficiências físicas e mentais, etc.

Evidências? Poderia citá-las, por favor, para podermos analisar juntos?

O que se encontra claramente definida na Bíblia é a opção possível por uma porta larga, cujo caminho conduz à perdição. E o destino final de quem escolhe tal caminho é além desta existência, na eternidade.

Portanto, meu caro rbarros, quanto à Terra o máximo que se pode afirmar concernente ao tema, segundo o ensino bíblico, é onde fazemos as nossas escolhas que determinarão o destino final de cada indivíduo. Porta estreita que leva à salvação, e a porta de entrada para o sofrimento eterno, muito pior do que qualquer outro sofrimento conhecido na "carne". Afinal, sofrimentos humanos acometem mesmo àqueles que trilham o caminho que agrada ao Senhor; a diferença é que estes sempre poderão contar com a Providência divina nas suas aflições. (Salmos 34) 

Paz e bem!

Zigurd
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 316

Mensagem por rbarros em Sab 26 Maio 2018, 11:25 am

Zigurd escreveu:Evidências? Poderia citá-las, por favor, para podermos analisar juntos?

Como disse antes, "o grande sofrimento, a dor moral e a material, a fome, a miséria, as deficiências físicas e mentais", as guerras, as catástrofes - naturais ou não, etc.

Zigurd escreveu:O que se encontra claramente definida na Bíblia é a opção possível por uma porta larga, cujo caminho conduz à perdição. E o destino final de quem escolhe tal caminho é além desta existência, na eternidade.

Isso não impede de eu dizer que o inferno é aqui. Não precisa lugar pior do que este.

Zigurd escreveu:Portanto, meu caro rbarros, quanto à Terra o máximo que se pode afirmar concernente ao tema, segundo o ensino bíblico, é onde fazemos as nossas escolhas que determinarão o destino final de cada indivíduo. Porta estreita que leva à salvação, e a porta de entrada para o sofrimento eterno, muito pior do que qualquer outro sofrimento conhecido na "carne". Afinal, sofrimentos humanos acometem mesmo àqueles que trilham o caminho que agrada ao Senhor; a diferença é que estes sempre poderão contar com a Providência divina nas suas aflições. (Salmos 34)

Sofrimento eterno? Não! Pai nenhum quer ver seu filho sofrendo eternamente. Apenas concordo que o sofrimento é necessário para o aperfeiçoamento do
Espírito. Mas não eternamente.

Zigurd escreveu:Paz e bem!

Amém! Você também!

positivinho

rbarros
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Zigurd em Seg 28 Maio 2018, 10:19 am

rbarros escreveu:
Zigurd escreveu:Evidências? Poderia citá-las, por favor, para podermos analisar juntos?

Como disse antes, "o grande sofrimento, a dor moral e a material, a fome, a miséria, as deficiências físicas e mentais", as guerras, as catástrofes - naturais ou não, etc.

Zigurd escreveu:O que se encontra claramente definida na Bíblia é a opção possível por uma porta larga, cujo caminho conduz à perdição. E o destino final de quem escolhe tal caminho é além desta existência, na eternidade.

Isso não impede de eu dizer que o inferno é aqui. Não precisa lugar pior do que este.

Zigurd escreveu:Portanto, meu caro rbarros, quanto à Terra o máximo que se pode afirmar concernente ao tema, segundo o ensino bíblico, é onde fazemos as nossas escolhas que determinarão o destino final de cada indivíduo. Porta estreita que leva à salvação, e a porta de entrada para o sofrimento eterno, muito pior do que qualquer outro sofrimento conhecido na "carne". Afinal, sofrimentos humanos acometem mesmo àqueles que trilham o caminho que agrada ao Senhor; a diferença é que estes sempre poderão contar com a Providência divina nas suas aflições. (Salmos 34)

Sofrimento eterno? Não! Pai nenhum quer ver seu filho sofrendo eternamente. Apenas concordo que o sofrimento é necessário para o aperfeiçoamento do
Espírito. Mas não eternamente.

Zigurd escreveu:Paz e bem!

Amém! Você também!

positivinho

Olá, meu caro rbarros:

Muita gente, acredito que a maioria, desconhece que tudo isso que o amigo enumera como exemplos de "grande sofrimento" tem a anuência de Deus. Por outro lado, Deus não tem parte alguma com o inferno. Logo, não há comparação entre ambos. De mais, não sabemos como seja o paraíso e nem o inferno, só sabemos que no primeiro há uma vida eterna com, ou em Deus; enquanto que no segundo, estarão aqueles que escolheram uma existência separada de Deus. 

O Pai não deseja que filho algum se perca, mas permite as suas escolhas. Eis aí o livre-arbítrio! O inferno não é um "castigo" divino, é o cumprimento final da vontade própria e dura, segundo os conceitos de medição humana de tempo, eternamente. Mas lembremos que a misericórdia de Deus dura de eternidade em eternidade, assim o inferno também terá um fim. 

Paz e bem!

Zigurd
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 316

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: