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O que todo cristão precisa saber sobre a Igreja em Roma.

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O que todo cristão precisa saber sobre a Igreja em Roma.

Mensagem por Forista Exegese em Sex 16 Mar 2018, 3:26 am

Depois que todas essas coisas aconteceram, Paulo resolveu ir a Jerusalém, passando pela Macedônia e Acaia. Ele disse: "Depois de estar ali, eu devo também ver Roma". Atos 19:21  Nova Tradução em Inglês (NET) NET Bible® copyright © 1996-2006 by Biblical Studies Press, LLC http://netbible.com Todos os direitos reservados.


1) O verbo usado para Jerusalém, Macedônia e Acaia é "ir", já o verbo usado para Roma é "ver"; (Muitas traduções intercalam o vocábulo "também" após o termo "ver" e "Roma", pois quebra-se desta forma o efeito da construção sintática.

2) O verbo ver nesta construção tem o sentido de "contemplar" , "admirar", "observar compreendendo", "examinar profundamente";

A construção e o uso do verbo em epígrafe, por exemplo, está em João 12:21, dentre outros:

"Estes, pois, dirigiram-se a Filipe, que era de Betsaida da Galileia, e rogaram-lhe, dizendo: Senhor, queríamos ver Jesus."

Em que sentido Paulo contempla Roma?

Leiamos Romanos 1:8: Primeiramente dou graças ao meu Deus por Jesus Cristo, acerca de vós todos, porque em todo o mundo é anunciada a vossa fé.

A fé cristã, pela igreja de Roma, alcançou já época do Apóstolo Paulo, todo o mundo do vasto império romano, o mundo da época.

A literatura recente do cristianismo, a dos pais apostólicos, é rica em citações a respeito da Igreja de Roma.

Pela carta de Gálatas, existiam duas igrejas primitivas, a da circuncisão (judeus convertidos) e a "gentílica incircuncisa", que traçaram um elo de união a partir do Concilio de Jerusalém, citado em Atos 15 (principalmente versos 28-29).
 
Então, o Apostolo Paulo rompe com os judeus, a igreja gentílica não iria mais congregar-se nas sinagogas judaicas.
 
Mas, resistindo e blasfemando eles, sacudiu as vestes, e disse-lhes: O vosso sangue seja sobre a vossa cabeça; eu estou limpo, e desde agora parto para os gentios. Atos 18:6
  
Não é difícil ver nas escrituras neotestamentárias, em um período recente, a evolução e grandiosidade da Igreja em Roma (inicialmente sem perseguições), em detrimento da Igreja em Jerusalém (Sendo perseguida pelos Judeus não convertidos).
 
O artigo não pretende ser proselitista, apenas uma explanação com imparcialidade dos fatos. 
 

Betho
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