.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Naturismo Gospel

Ir em baixo

Naturismo Gospel Empty Naturismo Gospel

Mensagem por EVANGELISTA/RJ/MSN em Sex 04 Out 2019, 5:06 pm

[size=44]Evangélico e nudista: brasileiro é alvo de fake news desde 1999[/size]

Estêvão Prestes, 48, faz parte de um grupo pouco conhecido no Brasil: o de evangélicos que também são adeptos ao naturismo; seu estilo de vida o fez ser alvo de notícias falsas por conta de uma entrevista dada há 20 anos

São Paulo - O arquiteto Estêvão Prestes, 48, faz parte de um grupo pouco conhecido no Brasil: o de evangélicos que também são adeptos ao naturismo. Apesar de diferente, não haveria motivos para estardalhaços com o estilo de vida de Prestes, se não fosse uma entrevista que ele deu em 1999 para a revista Ecklesia, publicação voltada ao público evangélico, que o fez ser alvo de fake news até os dias de hoje, 20 anos depois.
"Foi uma matéria boa, embora tenha pecado pela falta de isenção, mas dentro de uma margem previsível. As fake news surgiram anos mais tarde. Um outro site copiou partes da reportagem, juntou com partes de matérias sobre cristãos naturistas dos Estados Unidos, inventou o restante e montou sua própria matéria com tons de escândalo e sensacionalismo", conta Prestes em entrevista ao iG.
Em uma rápida pesquisa em sites de busca é possível ver que, em 2014, um site especializado em notícias gospel publicou uma matéria falando sobre um possível crescimento de naturistas cristãos e que os mesmos se organizavam em comunidade. O nome de Estêvão é citado, mas ele diz que nunca foi entrevistado pelo site. Além disso, apesar de citar aumento do número de evangélicos adeptos ao naturismo, as matérias não apresentam estatísticas, já que nunca foi feito estudo sobre o tema.

A onda de fake news com o nome do arquiteto voltou à tona este ano. Diversos sites republicaram a mesma "entrevista" com ele e apresentaram as mesmas informações falsas.
"Estamos vivendo tempos de retrocesso em que o discurso moralista ganha força. Então matérias sensacionalistas pretensamente 'escandalosas' são úteis a quem se alimenta do moralismo", aponta.

Atualmente, Prestes não frequenta nenhuma denominação evangélica, mas ainda se considera seguidor da religião. "Faço parte da segunda maior categoria de evangélicos no Brasil atualmente, a dos chamados 'desigrejados'. Pessoas que buscam viver o ensinamento do Evangelho (cristão) sem se submeter ao sistema de dogmas de qualquer organização pretensamente 'sagrada'", salienta o arquiteto.
Mesmo com citações de seu nome em diversas publicações falsas, Estêvão ressalta que nunca pensou em entrar na Justiça contra os sites. "Não pensei porque não me senti prejudicado por essas notícias, mesmo sendo falsas".
Comparação com demônios
A relação de Estevão, evangélico "de berço", segundo ele mesmo, com o naturismo começou em 1999, aos 28 anos. Àquela altura, o arquiteto frequentava a Igreja do Evangelho Quadrangular. Ao contrário do que os sites publicaram, no entanto, ele não foi expulso por "orar nu" dentro da congregação e conta que a recepção entre os membros foi natural, mas a liderança chegou a compará-lo com demônios.
"As pessoas da igreja reagiram com a maior naturalidade, inclusive com curiosidade. Mas para a liderança aquilo foi visto como um problema, fui acusado de uma série de absurdos, fui comparado aos demônios e me foi dito com todas as letras que a igreja não tinha nada para mim e nem eu pra ela", lembra.
E Estêvão não é o único praticante do naturismo e que segue a fé evangélica no Brasil. Segundo ele, em 2000, juntamente com outras pessoas, foi formada uma entidade chamada 'Naturistas Cristãos'. "Na época chegou a ser reconhecida pela Federação Brasileira de Naturismo", revela.
"Depois da reportagem, muita gente veio me procurar, vários naturistas que também eram evangélicos e que gostariam de manter contato uns com os outros. Criei, então, um grupo virtual para esse fim (naquela época não existiam redes sociais) e logo comecei a ser procurado por naturistas de outras religiões também, sempre recebemos a todos. Criamos também um site onde tratávamos deste tema, onde os internautas pudessem sanar suas dúvidas e ter suas perguntas respondidas", acrescenta, e conta a razão do grupo ter acabado.
"Essa iniciativa tinha uma objetivo claro, que era o de desfazer essa ilusão de que naturismo e espiritualidade cristã são incompatíveis. Isso foi alcançado. Aos poucos, a procura foi diminuindo e hoje ninguém mais estranha encontrar cristãos em ambientes naturistas. Sentindo que a missão havia sido cumprida encerramos as atividades", completa Prestes.
O arquiteto conta ainda que existem, de fato, "igrejas do nudismo" nos Estados Unidos, mas que ele nunca chegou a visitar uma. Ressalta, por fim, que as imagens apresentadas de supostas igrejas nudistas no Brasil são de cultos de cidades norte-americanas. "Nunca existiu nenhuma por aqui".

fonte:
https://odia.ig.com.br/brasil/2019/10/5706393-evangelico-e-nudista--brasileiro-e-alvo-de-fake-news-desde-1999.html
EVANGELISTA/RJ/MSN
EVANGELISTA/RJ/MSN
administrador
administrador

Número de Mensagens : 6384
flag : Brasil

Naturismo Gospel Empty Re: Naturismo Gospel

Mensagem por EVANGELISTA/RJ/MSN em Sex 04 Out 2019, 5:12 pm

[size=42]Nudismo evangélico cresce e se espalha pelo Brasil; Conheça os “naturalistas cristãos”[/size]

A prática do nudismo tem crescido entre evangélicos, mas não apenas nos locais destinados aos encontros sociais sem roupa, como praias, por exemplo, mas também em templos – sim, durante os cultos – e em reuniões de leitura da Bíblia e oração.
Autodenominados “naturistas cristãos”, os adeptos do nudismo evangélico não surgiram no Brasil, mas já se espalham pelas terras tupiniquins, e se organizam em comunidade, realizando encontros nas praias dedicadas à prática.

“Somos um grupo de cristãos de diferentes igrejas que descobriram na prática naturista uma forma de desenvolvimento pessoal, de comunhão mais profunda ou, em alguns casos, apenas uma saudável opção de lazer. Apesar do direcionamento predominantemente evangélico estamos abertos a cristãos de todas as correntes, já que não acreditamos na discriminação. Assim como o cristianismo, o naturismo também não se restringe a grupos sociais específicos, sendo composto por pessoas das mais diferentes profissões, níveis de escolaridade, faixas etárias e classes sociais. Naturistas aprendem a enxergar o outro além dos rótulos”, definem-se os integrantes desse movimento, segundo informações do Genizah.
Um dos integrantes do movimento de nudismo evangélico é Estevão Prestes. “Quando meus hábitos foram descobertos, fui chamado pelos pastores a um conselho. Houve a leitura de acusação formal de comportamento imoral”, relembra Estevão, antes de dizer que atualmente sofre menos repudio: “Não escondo que sou naturista, mas também não ando com crachá. Os que sabem me aceitam”.
PROPAGANDA
O comerciante Carlos Moreira deixa clara sua convicção na prática do nudismo como uma coisa natural: “Não me considero um pecador. Na minha vida, o naturismo antecedeu a religião. Fico nu há 15 anos, desde que fui à Praia de Trancoso, na Bahia. Já frequentei Abricó e gosto da Praia Olho de Boi. Há sete anos, eu me tornei evangélico. Não me considero um pecador por ainda buscar praias de nudismo. Onde está na palavra de Deus que é proibido ficar nu? Temos o espírito livre e puro. O que dizer do Carnaval, então? E das revistas de mulheres ou homens pelados? Nós temos uma filosofia de vida: a do respeito ao próximo”.

[size=34]Pecado?[/size]

Entre os argumentos favoráveis à prática do nudismo evangélico, está a ideia de que o pecado reside na intenção: “Detesto roupas, o que não quer dizer que eu não tenha Deus no coração. Imoral é o que se faz de sujo com o corpo”, diz o programador Nelci Rones Pereira de Sousa, membro de uma Igreja Batista, mas afastado da congregação. “Não sofri nenhuma crítica. É pura falta de tempo mesmo”, diz, sobre o fato de não frequentar mais os cultos.
A prática vem se espalhado inclusive através de vídeos – e com adesão até de igrejas pentecostais – e os adeptos dizem sentir a presença de Deus nas reuniões: “Me encantei com o respeito e a pureza. Ser naturista é estar em contato pleno com o Senhor”, diz uma pastora que preferiu manter-se anônima.
O líder de uma igreja nos Estados Unidos que realiza cultos nudistas defende a prática como uma expressão sintetizada dos princípios cristãos: “Todos os frequentadores de nossa igreja são apenas seres humanos. Sem riqueza pessoal ou aparência glamorosa, todas as pessoas são iguais”, argumenta o pastor Allen Parker, que prega também prega nu.
PROPAGANDA

[size=34]Do contra[/size]

Porém, não são todos os que consideram a prática do nudismo como algo aceitável. Uma comunidade dedicada a responder dúvidas de fiéis, GotQuestions, publicou um artigo dizendo que a Bíblia repudia a prática.
“Embora os padrões do mundo possam autorizar ou até mesmo incentivar a nudez, a Bíblia tem uma perspectiva diferente. É verdade que os primeiros seres humanos foram criados despidos por Deus (Gênesis 2:25). Adão e Eva eram inocentes em sua nudez, mas, depois da queda, tudo mudou. Quando eles pecaram, “foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus” (Gn 3:7). Nunca antes eles perceberam que estavam nus, e os conceitos de “vestido” e “despido” eram sem sentido para eles. O pecado afetou seus corações e mentes, criando vulnerabilidade, culpa e vergonha, e estas coisas produziram medo (versículo 10). Em sua tentativa de cobrir sua vergonha espiritual, Adão e Eva cobriram intuitivamente seus corpos. Devemos notar que, quando Deus tirou as folhas de figueira, substituiu-a com algo mais permanente como peles de animais (versículo 21). Assim, Deus considera como necessário o uso de roupas adequadas neste mundo caído”, diz o texto.
O artigo que argumenta contra a prática ainda acrescenta que a “nudez agora tem implicações pecaminosas ligadas a ela”, e acrescenta que “com poucas exceções, a Bíblia apresenta a nudez como algo vergonhoso e degradante (Gênesis 9:21; Êxodo 20:26; 32:25, 2 Crônicas 28:19, Isaías 47:3, Ezequiel 16:35-36, Lucas 8:27; Apocalipse 3:17, 16:15; 17:16). As únicas passagens em que a nudez é livre de vergonha são aqueles que descrevem o cenário idílico do Éden ou que lidam com relações conjugais (Provérbios 5:18-19; Cantares de Salomão 4)”.

fonte: https://noticias.gospelmais.com.br/nudismo-evangelico-cresce-espalha-brasil-69141.html
EVANGELISTA/RJ/MSN
EVANGELISTA/RJ/MSN
administrador
administrador

Número de Mensagens : 6384

Mensagem por Lit San Ares em Ter 15 Out 2019, 7:44 pm

Esses naturalistas... com óculos de grau, chinelos, filtro solar, repelente de insetos  e... aí é que o "naturalismo" vai pro beleléu... celulares.
Se são evangélicos ou não, é irrelevante. O ridículo impera.
Lit San Ares
Lit San Ares
Sol
Sol

Número de Mensagens : 2245

Mensagem por BlitzBR1 em Ter 19 Nov 2019, 7:35 pm

Lit San Ares escreveu:Esses naturalistas... com óculos de grau, chinelos, filtro solar, repelente de insetos  e... aí é que o "naturalismo" vai pro beleléu... celulares.
Se são evangélicos ou não, é irrelevante. O ridículo impera.
É verdade que você já fez parte da ideologia do movimento do partido comunista?

Teria como comentar do porque você saiu do partido comunista?

BlitzBR1
Quartzo
Quartzo

Número de Mensagens : 25

Mensagem por Lit San Ares em Qua 20 Nov 2019, 9:18 pm

[BlitzBR1]  É verdade que você já fez parte da ideologia do movimento do partido comunista?
Não.

Eu não poderia ter saído, de um "lugar" onde nunca entrei.
Lit San Ares
Lit San Ares
Sol
Sol

Mensagem por BlitzBR1 em Dom 24 Nov 2019, 12:54 am

Lit San Ares escreveu:
[BlitzBR1]  É verdade que você já fez parte da ideologia do movimento do partido comunista?
Não.

Eu não poderia ter saído, de um "lugar" onde nunca entrei.
E porque deturparam Karl Marx? Teria como comentar do porque vc odeia tanto o partido comunista depois de sua saída?

BlitzBR1
Quartzo
Quartzo

Mensagem por Lit San Ares em Seg 25 Nov 2019, 12:32 am

BlitzBR1 escreveu:E porque deturparam Karl Marx? Teria como comentar do porque vc odeia tanto o partido comunista depois de sua saída?

Eu não saí.
Eu não saí, porque nunca entrei.
E ódio...? Está mais para espanto. Eu acho inacreditável que ainda existam pessoas que defendam uma ideia, que não tinha e não tem como dar certo. 
Sobre o velho  Karl... ele  deveria ter cuidado de sua família, antes de tentar "salvar" o mundo.
Lit San Ares
Lit San Ares
Sol
Sol

Mensagem por BlitzBR1 em Sab 30 Nov 2019, 10:21 am

Lit San Ares escreveu:
BlitzBR1 escreveu:E porque deturparam Karl Marx? Teria como comentar do porque vc odeia tanto o partido comunista depois de sua saída?

Eu não saí.
Eu não saí, porque nunca entrei.
E ódio...? Está mais para espanto. Eu acho inacreditável que ainda existam pessoas que defendam uma ideia, que não tinha e não tem como dar certo. 
Sobre o velho  Karl... ele  deveria ter cuidado de sua família, antes de tentar "salvar" o mundo.

E você joga Assassins Creed? Você ficaria a vontade na praia pelado com um monte de mulher pelada olhando o seu bilau? É verdade que pau que nasce torto nunca se indireita?

BlitzBR1
Quartzo
Quartzo

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: